Dussehra e os bonecos de Olinda indianos

Publicado: 29/10/2012 em Intercâmbio
Tags:,

Esta última quarta feira foi feriado aqui na Índia. Feriado de Dussehra. Feriado hindu. O motivo do feriado é simples: Lord Rama, um valente guerreiro, derrotou o demônio de dez cabeças Ravan.
E adivinha como os indianos remontam a cena para celebrar esse dia?
Creio eu que um certo dia um indiano estava meditando em algum lugar inimaginável, (normal, tudo aqui é inesperado), e aí saiu com a idéia:
_Mano, vamos fazer uns bonecos de Olinda de madeira, tocar fogo, e dá-lhe pau! Temos um feriado!
(Não conhece os bonecos de Olinda? Dê uma olhada aqui então: http://www.infoescola.com/cultura/bonecos-de-olinda/)
Tá, não é que dá-lhe pau vai lá terminar de destroçar os bonecão de madeira de Olinda indiano pegando fogo (uff!), até porque loucura tem limite, e apesar de ter gente revoltada o suficiente para colocar fogo no próprio corpo aqui por essas bandas (motivos políticos), não é generalizado.

Na verdade, o pessoal fica comemorando o feriado por 9 dias, e no último dia (essa última quarta feira 24), tudo termina (ah vá que termina no último dia). Durante os 9 dias, tem dança, festa, rituais de magia negra nervosa hindus, e vai que vai.

Até cheguei a gravar um vídeo dos bonecos gigantes de Olinda indianos pegando fogo, mas o vídeo ficou tão mal gravado e tremido (ah vá tremido!) que nem editando se consegue ajustar. Então, na dúvida, ficam umas pouquinhas fotos que tirei (um templo, um bonecão de Olinda indiano, um Ídolo no templo e outro no caminhão durante uma procissão).

Fiquem ligados, dia 13 é outro feriado. Desta vez feriado das luzes, o chamado Diwali (mas pelo que li tem sido como o natal nas bandas ocidentais, bem comercial).

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s